Kalil anuncia reabertura do comércio, bares e academias em Belo Horizonte a partir de 2ª

A decisão se baseou na queda dos índices de ocupação de leitos de UTI e taxa de transmissão.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou nesta sexta-feira (29) a reabertura do comércio, dos bares e restaurantes, além de academias e clubes da cidade a partir de segunda-feira (1º). Essas atividades consideradas “não essenciais” estavam fechadas desde o dia 11 de janeiro.

Segundo Kalil, a venda de bebida alcoólica em bares e restaurantes será permitida das 11h às 15h. O funcionamento pode seguir até as 22h.

Lojas de rua e shoppings vão poder funcionar de segunda a sábado. Academias também poderão voltar a funcionar, seguindo protocolos de segurança.

“Quero pedir desculpas mais uma vez pelo fechamento, mas, com a queda nos índices, valeu a pena”, disse o prefeito.

Ele disse isso porque a decisão se baseou na queda de índices medidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quinta-feira (28), a taxa de ocupação de leitos chegou a 76,4%. Apesar da queda, o indicador segue em alerta vermelho.

Outros dois “termômetros” monitorados pela prefeitura, leitos de enfermaria (57,2%) e número médio de transmissão por infectado (0,95), também registraram queda.

O médico Unaí Tupinambás, membro do comitê de enfrentamento à Covid-19 da PBH, disse que a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria “nunca esteve tão baixa”.

Fonte: G1 Minas

Atendimento Online via WhatsApp
Iniciar conversa