VALUATION

Valuation

Valuation nada mais é que usar números reais para estimar o valor de uma empresa, ainda que o aspecto subjetivo não seja completamente descartado. Assim, é possível visualizar a posição de determinada organização em seu mercado, bem como avaliar sua capacidade de crescimento e até fazer uma estimativa do retorno de determinado investimento.

No entanto, o Valuation não é apenas uma precificação para venda. Ele também é importante para que os gestores conheçam o quadro geral das finanças do negócio, além de ser uma valiosa ferramenta para a divisão societária — seja para a entrada ou a saída de novos sócios. *Carvalho (2017)

Com alguns anos de experiência em avaliação de empresas, a Papyrus contabilidade conta com uma equipe de contadores que fazem todo o processo de Valuation de uma empresa, utilizando os principais métodos de avaliação de empresas.


ALGUNS DOS MÉTODOS UTILIZADOS PELA PAPYRUS


Cálculo do Goodwill mensurado pela avaliação dos lucros passados

Para o cálculo do Goodwill mensurado pela avaliação dos lucros passados, é utilizado o resultado do último balanço fechado, e com este é feito o cálculo do lucro da empresa com base em seu ativo operacional subtraído do lucro total da empresa, essa diferença é o resultado do valor da empresa vezes um índice oficial de rentabilidade.

Segundo **Nunes citado por Soares e Rocha (2009), “O goodwill representa o valor da parte intangível do negócio nomeadamente o valor da marca, o valor da base de clientes existentes, o valor das relações com a banca e com os fornecedores e outro tipo de vantagens intangíveis. Dado que mede o valor de algo intangível, a atribuição de um valor monetário ao goodwill é extremamente difícil. Em alguns casos o valor do goodwill ultrapassa significativamente o valor contabilístico dos seus ativos. De facto, existem empresas em que o valor dos ativos tais como equipamentos, instalações e outros são insignificantes quando comparados com o valor da sua carteira de clientes ou com o valor dos seus funcionários”.

Fluxo de Caixa Descontado

O fluxo de caixa descontado (FCD) é a principal metodologia empregada para avaliar empresas. O FCD é uma projeção daquilo que sua empresa poderá produzir no futuro, com os descontos do tempo que isto levará e dos riscos assumidos. Em outras palavras: o valor da sua empresa no Fluxo de Caixa Descontado é medido pela quantidade de recursos que serão gerados no futuro, acrescida ao seu valor nos dias atuais, e subtraindo-se o tempo e o risco associados a essas estimativas vindouras.

*Carvalho, Ladmir, (2017), Como calcular o valor da sua empresa em 6 passos. Disponível em 14-10-2019 em  https://blog.alterdata.com.br/como-calcular-o-valor-da-sua-empresa-em-6-passos/

** Soares, S.V, e Rocha, C.J. (2009), O goodwill e as alterações decorrentes da IFRS3. Disponível em 08-08-2012 em http://www.slideboom.com/presentations/66259.

Tem interesse em saber o valor da sua empresa? Conte com a Papyrus, entre em contato hoje mesmo!

×