O SISTEMA DIVINA PROVIDÊNCIA

O SISTEMA DIVINA PROVIDÊNCIA é composto por entidades de cunho social, filantrópico, humanista e cultural e proporciona um trabalho de qualidade, oferecendo a milhares de pessoas toda a assistência necessária para se ter uma sobrevivência digna, através da educação em tempo integral, moradia, alimentação, saúde, cultura, esporte, lazer, formação profissional, moral e religiosa. Entre unidades de atendimento, programas e serviços.

O SISTEMA DIVINA PROVIDÊNCIA mantém, atualmente, 24 obras sociais no estado de Minas Gerais. As obras que compõem o SISTEMA DIVINA PROVIDÊNCIA tiveram início em 1976, com a construção do LAR DOS MENINOS SÃO VICENTE DE PAULO. Desde então, importantes trabalhos sociais foram criados, como o LAR DOS IDOSOS SÃO JOSÉ, em 1978. A maior delas, a CIDADE DOS MENINOS SÃO VICENTE DE PAULO foi fundada, em 1993, e os CENTROS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL foram criados a partir de 2002 com o objetivo de promover, por meio da capacitação profissional melhorias na perspectiva de vida de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

As principais frentes de trabalho da instituição são focadas na inclusão social, capacitação profissional e valorização do ser humano. O resultado tem sido satisfatório e o desejo de melhorar a cada dia, fala sempre mais alto.  

A CIDADE DOS MENINOS SÃO VICENTE DE PAULO

A CIDADE DOS MENINOS SÃO VICENTE DE PAULO, iniciou suas atividades, efetivamente, em 1994, e já beneficiou milhares de jovens durante todos estes anos de atuação. Está localizada em Ribeirão das Neves/MG e atende jovens carentes, tanto do município, quanto de Belo Horizonte e região metropolitana.

Com uma área de 540.000 m², a CIDADE DOS MENINOS SÃO VICENTE DE PAULO possui uma excelente estrutura com quadras de esportes, igreja, escolas, auditório com capacidade para 2.000 pessoas, ginásio coberto, salão de festas, oficinas profissionalizantes, fazenda-escola, campo de futebol e dormitórios.

A instituição oferece aos adolescentes educação em tempo integral, moradia, alimentação, assistência odontológica, cultural, esporte, lazer, formação profissional, moral, humana e religiosa. A CIDADE DOS MENINOS SÃO VICENTE DE PAULO atua em regime de internato, semi-internato e externato. Os estudantes participam de diversas atividades, preenchendo todo o tempo que passam na entidade.

Esse processo contribui para a formação de futuros cidadãos bem preparados para a vida em sociedade, promovendo impactos positivos na comunidade, atuando na prevenção do envolvimento desses adolescentes com o mundo das drogas, do álcool, da criminalidade, da marginalidade e prostituição. 

REALIDADE ENFRENTADA

Notória é a visibilidade e importância da atuação da nossa instituição dentro do município de Ribeirão das Neves e região, entretanto com a realidade econômica atravessada por nosso país nos últimos anos, os aportes em favor da mesma sofreram quedas relevantes. A instituição tem um alcance estrutural, tanto de beneficiários quanto territorial muito grande, o que acaba gerando a necessidade de um grande dispêndio financeiro.

Situação esta, que nos coloca na condição de seguir adiando com a possibilidade de resolvermos nossas necessidades internas, da qual destacamos:

  • REFORMA DOS TELHADOS de mais de 30 casas lares, que se encontram inutilizadas desde novembro de 2017, após chuva devastadora na região;
  • ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS, segundo parâmetros determinado pelo Corpo de Bombeiros;
  • REFORMA DO PISO DA LAVANDERIA, que se encontra com a estrutura abalada, correndo o risco de afundar;

Sendo oportuno destacar que ao cumprirmos com nossas obrigações de manutenção da instituição em caráter contínuo, oferecendo uma estrutura mínima e profissionais qualificados, afim de garantirmos a excelência de todos atendimentos realizados, a solução de questões, como as supramencionadas, acaba sendo prejudicada.

A CIDADE DOS MENINOS SÃO VICENTE DE PAULO atende diretamente mais de 2000 crianças, adolescentes e jovens por ano, e indiretamente um número imensurável sendo estes os familiares dos atendidos e ainda a população da cidade de modo geral, tendo uma DESPESA ANUAL média que ultrapassa o importe de R$ 9.000.000,00 (nove milhões de reais), que são gastos em linhas gerais, com:

  • Salários + Encargos + Benefícios de mais 250 colaborares;
  • Alimentação (atendidos + colaboradores);
  • Despesas Administrativas;
  • Despesas com serviços públicos;
  • Despesas com manutenção de bens; 

Desta forma, para as melhorias e ainda a manutenção do nosso espaço, se faz necessário a busca de todos os meios e aportes possíveis, pois, se torna inviável, senão impossível de ser suportado pela instituição por meio das ações já existentes, a sua continuidade.

Uma vez que prezamos, em caráter precípuo, pela excelência dos nossos atendimentos, afim de nos certificarmos que os serviços prestados, de fato serão um diferencial na vida de nossos acolhidos, buscamos apoio de forma contínua para garantirmos o prosseguimento das nossas ações. Pois, embora tenhamos um trabalho consolidado, espaços físicos próprios e um número considerável de incentivadores de modo geral, os recursos hoje disponibilizados, tornam-se insuficientes para serem destinados às ações que, embora extremamente necessárias dentro da instituição, não podem ser colocadas como prioritárias em nosso orçamento.

Isto posto, com base naquilo que foi brevemente explanado acima, a instituição conta com apoio de vocês.

Fonte: 
JAIRO SIQUEIRA DE AZEVEDO
SISTEMA DIVINA PROVIDÊNCIA
31-3517-3908
E-mail: doe@sistemadivinaprovidencia.org

Atendimento Online via WhatsApp
Iniciar conversa